Higiene

Escovar os dentes e o cabelo, lavar as mãos, idas regulares à casa de banho, assoar o nariz... Nem sempre é fácil ensinar à criança as regras de uma boa higiene…
A Fundação Mustela propõe ferramentas aos pais para ajudá-los: conselhos e um jogo interativo para explorar com a criança.

Aprendizagem das regras de higiene corporal

A Fundação Mustela propõe-lhe estes conselhos para ensinar a higiene corporal ao seu filho:

Escovagem dos dentes

É indispensável uma escovagem dos dentes regular para conservar a saúde dos dentes. É um gesto que se aconselha ensinar às crianças, desde os 2-3 anos, pois mesmo os dentes de leite precisam que tenhamos cuidado com eles!
É necessário saber que uma cárie é uma lesão irreversível: mesmo que possamos parar a progressão de uma cárie e que o dente cariado possa ser tratado, este permanece definitivamente mais frágil.
  • Insista com o seu filho que deve lavar os dentes 2 vezes por dia (a regra do «3 vezes por dia» evoluiu e está desatualizada!)
  • Explique ao seu filho que uma escovagem regular dos dentes é necessária para que estes permaneçam bonitos e saudáveis, para evitar o aparecimento de cáries e também para manter um hálito fresco. É um hábito que se deve manter para toda a vida, no dia a dia e que é uma regra de higiene que respeitará toda a sua vida.
  • Ensine-lhe a escovar os dentes de manhã e à noite: de manhã, antes de ir para a escola (depois do pequeno-almoço) e à noite, antes de ir dormir evitando absolutamente qualquer biberão de água doce ou de leite durante a noite.

Lavagem das mãos

A lavagem das mãos é um gesto primordial na vida diária, permitindo reduzir o risco de doenças ou evitar a transmissão destes micróbios a outras pessoas.
Não se esqueça de ajudar o seu filho a lavar as mãos enquanto este não tiver adquirido os reflexos corretos.
  • Para lavar as mãos, é necessário, claro, usar sabonete, sólido ou líquido: só água não lava!
  • Na prática, as diferentes etapas para uma lavagem das mãos correta são:
    • Molhar as mãos
    • Pegar no sabonete
    • Emulsionar, esfregar as mãos, por cima, por baixo e entre os dedos, durante, se possível, pelo menos 30 segundos
    • Passar as mãos por água F29
    • Secar as mãos com uma toalha
  • Ensine ao seu filho as situações em que deve sistematicamente lavar as mãos. Assim cria hábitos saudáveis que durarão toda a vida.
    • Depois de ir à casa de B30banho, depois de ter brincado com os animais, depois de ter chegado da escola, depois de ter brincado na areia ou no jardim
    • Antes de comer
    • E claro sempre que as mãos estejam visivelmente sujas…

O banho/duche

O banho (ou duche) é uma etapa essencial na higiene do seu filho.
Em geral, toma-se uma vez por dia, sem horário obrigatório, segundo a sua disponibilidade ou a da ama: pode dar-se de manhã (se o seu filho não tiver escola) ou à noite, sendo que os horários podem variam em função dos dias.

Assoar o nariz

Pode ensinar o seu filho a assoar-se desde os 2 anos, mesmo que seja um gesto que não vai adquirir muito rapidamente, dado que é uma operação complicada.
O seu filho compreenderá progressivamente que, se sentir o nariz entupido ou a escorrer, deve assoar-se para desobstruir o nariz.
É importante ensinar-lhe a assoar-se narina por narina soprando primeiro de um lado e depois do outro (a ordem é irrelevante) e, claro, deitar depois o lenço para o lixo.

Pentear o cabelo

Pentear-se faz parte dos gestos higiénicos diários: não é um gesto de pura vaidade, mas um gesto benéfico para a própria saúde do cabelo.

A escovagem serve para ficar apresentável, conservar o cabelo, cuidar dele, libertá-los do pó que nele se deposita, eliminar os nós…

Claro que a escovagem do cabelo não substitui a lavagem com champô que, só, lava o cabelo e o couro cabeludo e não muda a cor do cabelo!

Ajude o seu filho a integrar estes gestos na sua vida diária: de manhã entes de ir para a escola e à noite depois do banho.

Jogo «Papá, mamã, ensinem-se a ser asseado»

O seu filho não quer lavar as mãos ou escovar os dentes?
A Fundação Mustela propõe-lhe um jogo para lhe ensinar as regras elementares da higiene corporal.